Embaixada da República Dominicana em Portugal - Campo Grande 35, 12º - A, 1700-087 LISBOA | Tel: (+351)217 811 120 | Fax: (+351)217 611 429

República Dominicana

Beleza natural

Cristóvão Colombo foi o primeiro explorador do Velho Mundo a 'descobrir' o paraíso, hoje chamado de República Dominicana. Depois dele, milhares vieram e continuam vindo conhecer os encantos desta região da Ilha Hispaniola, que faz fronteira com o Haiti, na América Central. Os navegadores espanhóis deram vez aos turistas, principalmente, os americanos, canadenses e europeus. Só no ano passado foram 3,7 milhões de visitantes, o que corresponde a quase 37% da população atual. Vários navios de cruzeiros atracam diariamente no porto de Santo Domingo, que atrai diferentes públicos para eventos culturais que são realizados no terminal marítimo. Mas é do Aeroporto Internacional de Las Américas que chegaram cerca de 800 mil passageiros só no último ano, elegendo a capital como destino - a maioria dos turistas, no entanto, vai direto para Punta Cana ou La Romana, áreas de praias badaladas e resorts de luxo que possuem aeroportos internacionais. O destino também começa a cair nas graças dos nordestinos brasileiros, que passaram a contar com mais opções de voo, como o Recife-Panamá da Copa Airlines.

Quem se permite trocar alguns dias de praia e se aventurar pelas ruas de pedras e casas vitorianas da capital não se arrepende da decisão. Não é à toa que o lugar foi escolhido para ser a primeira sede do império espanhol logo após a invasão das Américas em 1492. Assim como Cuba, Santo Domingo também possui um Malecón, que se extende por quase toda a costa e uma Zona Colonial que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1990. Lembra, muitas vezes, a boêmia capital da ilha vizinha (só que em melhor estado de conservação), com museus, igrejas, galerias de arte, teatros, lojas, cafés, bares e restaurantes. São quase 300 monumentos históricos do século 16 e ruas estreitas que permeiam lendas de assombração e são um convite para um roteiro a pé, como mostra o vídeo embaixo.

República Dominicana ocupa dois   terços da parte oriental da Ilha La Española, a qual comparte com a República de Haití, e é a segunda ilha mais grande das Caraibas com um área de 48.198 kilómetros cuadrados. A República Dominicana está ubicada em no corazón das Caraibas, rodeada ao norte pelo  Océano Atlántico e ao sur pelo Mar das Caraibas,

Poblação: A poblação da República Dominicana é de mais de 9.980.243 habitantes (Censo de 2015).

Hora:  A hora local é a hora do Este do Caribe (GMT -0400). No inverno, é uma hora mais da hora do Este dos Estados Unidos. A República Dominicana não muda o seu horario como acontececon com o horario de verão nos Estados Unidos.

Cidade:  A capital da República Dominicana é Santo Domingo, com uma poblação de casi 3 milhões de habitantes. Santo Domingo é a ciudade mais antiga do Novo Mundo.

Governo: A estructura política da República Dominicana está basada nos principios da democracia. Cada quatro anos o país elige o seu presidente, vicepresidente e legisladores. A República Dominicana é uma democracia representativa. O governo possui três poderes: Executivo, Legislativo e Judicial. A cada quatro anos o país elege seu presidente, vice-presidente, legisladores e prefeitos. O Presidente Danilo Medina e a vice-presidente Margarita Cedeño foram eleitos para um mandato de quatro anos que começou em 16 de agosto de 2012 e termina em 16 de agosto de 2016, mas pode continuar se for reeleito.

Linguagem: O espanhol é a lingua oficial da República Dominicana. Sem embargo, se sorprenderá porque uma  grande mayoría dos empregados em hoteis e destinos turísticos quem falan relativamente um bom inglés, asím como francés, alemán e italiano. Se os visitantes que não falan espanhol desejam aventurarse fora das áreas turísticas, é recomendavel que aprendam algumas frases básicas en espanhol.

Moeda: O Peso Dominicano (RD$) é a moeda oficial de República Dominicana. Pode conseguir a taixa de cambio no seguinte sitio web: www.xe.com/ucc. Os principais cartões de crédito e cheques de viageiros são aceitados em muitos lugares turísticos do país. As caixas automáticas estão ubicados em quase todas as cidades da República Dominicana, asím como na mayoría dos resorts (só o RD$ está disponivel a través das caixas automáticas).

Clima: República Dominicana disfruta de um clima tropical durante todo o ano. Dependiendo da ubicação, um día típico pode ter pleno sol ou uma combinação de sol/nuvens. A temperatura promedio anual é de 25° a 31° C (78° a 88° F). A temporada mais fría es entre novembro e abril, e a mais cálida es entre maio e outubro. 

Feriados

 

Domingo 1 de Enero:...................... Año Nuevo

Lunes 9 de Enero:........ Día de los Santos Reyes

Sábado 21 de Enero:.......... Día de la Altagracia

Lunes 30 de Enero: ................... Día de Duarte

Lunes 27 de Febrero.... Día de la Independencia

Viernes 14 de Abril: .................. Viernes Santo

Lunes 1 de Mayo:.................... Día del Trabajo

Jueves 15 de Junio:................... Corpus Christi

Lunes 14 de Agosto:.......Día de la Restauración

Domingo 24  Septiembre:-. Día de las Mercedes

Lunes 6 de Noviembre:.. .Día de la Constitución

Lunes 25 de Diciembre:..................... Navidad

 

Eletricidade


Na República Dominicana, as tomadas são de 110 volts, assim como em muitos lugares do Brasil, Estados Unidos e Canadá. Por esta razão, visitantes de outros países devem trazer seu próprio adaptador de eletricidade.

Requisitos De Entrada  

É necessário possuir um passaporte válido. Você pode precisar de um cartão de turista (US$10 ou €10) ou um visto. saber mais..........

 Cartão de Turista

Cidadãos dos países que estão legalmente aptos a entrar na União Européia, Grã Bretanha, Estados Unidos da América ou Canadá podem entrar na República Dominicana apresentando um Cartão de Turista.

O Cartão de Turista é válido por um ano a partir da data de aquisição e é válido para uma entrada de até 30 dias por uma única pessoa para uso único. O Cartão de Turista pode ser adquirido em um dos pontos de venda nos terminais terrestres, aéreos e marítimos do país.Também é vendido pelas embaixadas e consulados dominicanos no exterior e pelas operadoras de turismo. Também pode ser comprado online em: www.dgii.gov.do/tarjetaTuristica/EN/about/Paginas/default.aspx

Os turistas que permanecerem mais do que o período usual de 30 dias, precisarão pagar uma taxa proporcional à extensão da estadia, que pode ser paga no Departamento de Imigração ou no balcão de imigração no momento da saída do país.

www.migracion.gob.do/web/tarifas.php

Estatísticas de Turismo

5.599.859 estrangeiros não residentes voaram para a República Dominicana em 2015. Outros 766.903 dominicanos não residentes escolheram visitar o país em 2015. A República Dominicana recebeu 19,5% do número recorde de 26.300.000 visitantes para a região do Caribe em 2014.

A maioria das chegadas aéreas foi no aeroporto de Punta Cana, representando 52,1% de todo o tráfego aéreo. Santo Domingo foi o segundo destino em chegadas, com 28,2%, seguido por Santiago 01,3%, Puerto Plata 6,4%, La Romana 1,7% e Samaná 1%.

Em 2015, a maioria dos visitantes que chegaram ao país por via aérea é proveniente dos seguintes países:

Estados Unidos 41,4%
Canadá 15,4%
Alemanha 5,1%
França 4,7%
Espanha 3,6%
Venezuela 3,5%
Reino Unido 2,9%
Brasil 2,9%
Argentina 2,8%
Puerto Rico 2,4%
Itália 1,8%
Colômbia 1,6%
Rússia 1,5%
Bélgica 0,8%
Holanda 0,8%

Em 2015, a atividade portuária foi:

Santo Domingo 85.710 passageiros
La Romana 345.764 passageiros
Samaná 58.430 passageiros
Puerto Plata

60.046 passageiros

A Associação Nacional de Hotéis & Turismo (ASONAHORES) relata que há 723 hotéis com um total de 69.816 Unidades Habitacionais na República Dominicana em dezembro de 2015


Serviços Cédula YouTube Negócios Contactos Atividades
Visas Schengen Inversão Turismo Jornais.RD Culturales
Embaixador Discursos Fotos Funcionários Governo Inicio
Consulares Instagram Google + Pais Facebook Noticias

barra estrelard


« voltar
Faro Colombo